Resolvendo de Forma Definitiva os Problemas de Gestão de Lixo em Condomínios residenciais
- Dener Kluck
- 26 de dez. de 2024
- 3 min de leitura
Atualizado: 8 de jan.
A insatisfação de moradores e síndicos em relação ao “lixo nosso de cada dia” nos condomínios vem crescendo à medida que as pessoas estão se tornando mais conscientes e com maior conhecimento sobre a causa ambiental, tornando-se um desafio para o síndico ou síndica.
E mesmo que haja boa vontade em fazer uma gestão “sustentável”, isso não basta para que a gestão do lixo seja eficiente e profissional, uma vez que fazer esta gestão funcionar não é uma tarefa simples, já que exige conhecimento, técnica, estrutura correta, recursos financeiros, boas parcerias e por vezes, a contratação de empresas terceirizadas.
E por muitas vezes, quando mal implementada, ocorrem problemas sanitários como sujeira, odores, vazamento de chorume, vetores como ratos e baratas e até problemas financeiros, como multas ambientais e sanitárias.
Independente de qual for a natureza do problema, isso vai repercutir no condomínio e respingar na gestão do(a) síndico(a).
Falta de Atendimento à legislação e ao código de posturas da cidade;
Coleta insuficiente ou inadequada para a quantidade de resíduos gerados;
Infraestrutura ineficiente;
Separação inadequada pelos moradores e funcionários do lar;
Falta de colaboração dos moradores;
Processo interno falho e funcionários sem treinamento;
Coleta informal de recicláveis, gerando insegurança.
A Ressoe Sustentabilidade, é uma empresa que atende o mercado há mais de 10 anos, com dezenas de condomínios ativos e recorrentes na cidade de Curitiba, Paraná.
Como funciona o serviço recorrente da Ressoe em Curitiba?
Os condomínios residenciais passam a pagar as coletas de resíduos feitas por empresas particulares, dispensando a coleta pública da prefeitura e os moradores tornam-se isentos da Taxa de Coleta de Lixo (TCL) cobrada no IPTU, ou seja, não é um custo a mais para os moradores e sim uma troca, que algumas vezes, pode tornar o serviço até mais barato que o público. E isso é uma grande vantagem, não é?!
Em seguida, em conjunto com os moradores, são definidas as frequências e dias da semana que melhor se encaixam para a realidade do prédio.
De uma lado, uma empresa particular coleta os rejeitos e destina para o aterro sanitário, do outro lado, uma cooperativa de reciclagem coleta os materiais recicláveis, garantindo o impacto social positivo na geração de renda e a destinação correta por meio dos Certificados de Destinação Final - CDFs através do sistema do SINIR do Governo Federal.
A parte da comunicação e educação dos moradores não poderia ficar de fora. Em conjunto com o síndico, são definidos os canais de comunicação com os moradores e mensalmente informativos digitais e físicos são instalados no condomínio reforçando as regras e a separação correta pelos moradores e funcionários.
E são muitos outros benefícios ao condomínio inclusos no serviço da Ressoe, confira abaixo:
Plano de Gestão de Resíduos (PGRS)
Visitas técnicas mensais
Planejamento e implementação do residuário;
Sinalização de lixeiras;
Manual da gestão dos resíduos do condomínio;
Treinamentos com os colaboradores;
Educação Ambiental com os moradores;
Estabelecimento de parcerias com empresas de coleta de óleo vegetal, pilhas e baterias, lâmpadas, eletrônicos e projetos sociais que coletam tampinhas e lacres;
Com este serviço recorrente, o condomínio só tem a ganhar. Veja só as vantagens em terceirizar os serviços de gestão de resíduos no seu condomínio residencial:
Economia de sacos plásticos;
Adequação às leis e normas;
Diminui insalubridade dos colaboradores da limpeza;
Otimiza o tempo de trabalho do zelador;
Certeza da destinação correta para reciclagem;
Ter apoio profissional e técnico nas decisões com os resíduos.
Estas são apenas algumas das vantagens em tornar seu condomínio mais sustentável.
Entre em contato conosco para receber uma proposta sem compromisso!